Doação de Corpos
Anatomia é a ciência que estuda a forma e a estrutura. A anatomia humana realiza esse estudo em humanos e teve seu início quando surgiu a oportunidade de observar as diferentes partes que constituem os corpos dos animais ou de seus semelhantes. Da simples observação, passou-se à dissecação, que é a exposição metódica dos órgãos do corpo, por meio de incisões adequadas, separando-os de modo mais ou menos convencional para estudá-los tentando estabelecer relação de dependência entre a forma e a função.
O estudo da Anatomia Humana é feito no cadáver de indivíduo adulto, considerado normal. Embora o uso de tecnologias como modelos 3D e softwares estejam se popularizando, eles ainda não substituem a utilização dos cadáveres, por não permitirem a compreensão real das estruturas como textura e dimensões, além das variações anatômicas.
O conhecimento e organização do corpo humano e suas diversas estruturas é extremamente importante para as áreas biológica e da saúde, sendo um componente curricular de cursos das áreas das Ciências da Saúde e Biológicas na Universidade Estadual de Maringá, oferecida pelo Departamento de Ciências Morfológicas (DCM). Os cursos que tem a anatomia no componente curricular na UEM são: biomedicina, ciências biológicas, educação física, farmácia, medicina, odontologia e psicologia. Assim, o estudo do corpo humano real permite a estes profissionais estudarem e compreenderem a anatomia e permitindo a formação de profissionais com maior potencial para atender e oferecer tratamento mais eficaz para a população.
Professores da área de Anatomia Humana têm promovido, ao longo dos anos, campanhas de doação voluntária do corpo para o estudo da anatomia humana, já que a Lei no. 10.406 de 10 de janeiro de 2002, no seu artigo 14, autoriza a doação voluntária do próprio corpo em vida. Segundo este artigo “É válida, com o objetivo científico, ou altruístico, a disposição gratuita do próprio corpo, no todo ou em parte, para depois da morte. Parágrafo único. O ato de disposição pode ser livremente revogado a qualquer tempo. A doação voluntária de seu corpo significa que após a morte, seu corpo não será enterrado ou cremado, mas ficará no Laboratório de anatomia humana do DCM na Universidade Estadual de Maringá para que possa ser estudado pelos professores e alunos, seguindo os princípios éticos, de respeito e reconhecimento pelo seu ato altruístico.
Na atualidade o material humano para o ensino e pesquisa, está cada vez mais escasso, o que prejudica a qualidade do ensino. O procedimento para doação é simples, basta oficializar o desejo de doação em vida, preenchendo um termo de intenção de doação (modelo abaixo), que deve ser levado ao cartório para reconhecimento da firma em cartório. Os familiares devem estar cientes da doação, podendo ser testemunhas.
Uma cópia do documento deve ser entregue ao Departamento de Ciências Morfológicas (DCM) e uma cópia deve ficar com a família. Nesse termo deve constar que a doação será direcionada ao Departamento de Ciências Morfológicas (DCM) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) no Bloco H79. A doação pode ser feita por qualquer pessoa acima dos 18 anos que esteja em condições normais de saúde e que manifeste o seu desejo.
Também é possível que a família faça a doação, mesmo que a pessoa que faleceu não tenha preenchido o termo de doação em vida, mas que tenha expressado o desejo de ser doada para estudo. Nesses casos, a família entra em contato com a Universidade informando sobre a doação e providenciar a certidão de óbito e escritura pública de doação. Ambos os documentos devem constar que o corpo será doado para estudo.
Caso você ainda tenha alguma dúvida, entre em contato conosco.
Informações:
Laboratório de Anatomia Humana: (44) 3011-4695. Técnico: Marcelo Piloto.
Secretaria DCM: (44) 3011-4340. Secretário: Waldmer Neylson R Facina.
links de interesse na doação de corpos:
Notícias
-
Morador de Paiçandu explica motivo de doar seu corpo para a Ciência (11/02/2025)
-
Professora de Carambeí doa corpo para estudos científicos (23/01/2025)
-
Reportagem do GMC (27/05/2023)
-
UEM trabalha pela conscientização da importância da doação de corpos para estudo e pesquisa (23/04/2015)